quinta-feira, 30 de abril de 2009

Doenças Orais

















Quais são os problemas orais mais comuns?

Placa Bacteriana
A placa bacteriana é formada por uma camada de bactérias que se acumula, diariamente, na superfície dos dentes em conjunto com os resíduos alimentares e a saliva. Apesar de quase invisível, a placa bacteriana é a causa de cárie, tártaro e doença das gengivas.

Gengivite
O acúmulo de placa bacteriana também tem efeitos na gengiva, com consequências como inflamação, inchaço e até sangramento. Esse sangramento é um sinal de doença das gengivas - chamada gengivite. Caso o paciente não tratar adequadamente, a situação pode se agravar, levando a uma forma mais grave da doença.

Periodontite
A periodontite é quando a doença, além de atingir a gengiva (gengivite), passa a afectar as outras estruturas de suporte dos dentes, principalmente o osso e o ligamento que o une ao dente. Formam-se bolsas entre os dentes e a gengiva, as quais são muito difíceis de higienizar durante a escovagem. Este é um dos factores que permite a progressão da doença, podendo ocasionar a perda do dente, se não tratada a tempo.

Tártaro
O tártaro nada mais é do que a placa bacteriana que endureceu, devido à falta de tratamento eficaz e regular para a sua remoção dos dentes. Quando o tártaro se forma, somente o dentista poderá tratá-lo e removê-lo.

Cárie Dentária
A placa bacteriana produz ácidos a partir da alimentação, que podem atacar o esmalte dos dentes. Apesar de este ser a substância mais dura do nosso organismo, o esmalte é dissolvido por estes ácidos. As lesões que são provocadas são as cáries, que podem aumentar de tamanho e levar à perda do dente, quando não tratadas adequadamente.

Mau Hálito
O mau hálito é frequentemente provocado pelo acúmulo de placa bacteriana ou presença de periodontite, podendo apresentam também, outras causas. A remoção da placa bacteriana, bem como a prevenção das doenças orais são fundamentais para a manutenção de um hálito fresco.



Como prevenir este problemas?

Escovagem
Uma escovagem correcta e eficaz ajuda a prevenir as doenças orais. Veja as orientações abaixo: 

Troque sua escova regularmente (de três em três meses). 

Posicione a escova num ângulo de 45º em relação ao dente e faça suaves movimentos vibratórios por um grupo de dois dentes, usando creme dental com flúor. 

Escove suavemente todas as superfícies externas e internas e, em seguida, as faces mastigadoras com pequenos movimentos de vai e vem. 

Não esqueça de escovar a língua. 

Os dentes devem ser escovados, no mínimo, três vezes ao dia (de manhã, após o almoço e, principalmente, antes de dormir). 

Fio Dental
O uso do fio dental permite limpar eficazmente as superfícies entre os dentes, onde a escova tem mais dificuldade em chegar. 

Corte aproximadamente 45 cm de fio dental e enrole-o, quase totalmente, no dedo médio de uma das mãos. 

No outro dedo médio, enrole um pouco de fio, deixando cerca de 12 cm entre cada mão. 

Faça deslizar o fio dental suavemente entre os dentes até atingir a linha da gengiva. 

Curve o fio dental formando um "C" em redor de cada um dos dentes e deslize suavemente para cima e para baixo. 

Repita estes procedimentos em todos os espaços entre os dentes. 

O fio dental deve ser usado regularmente. 

Flúor
O flúor é uma substância que protege os dentes contra a cárie, torna a superfície dos dentes mais resistente, permite a remineralização das lesões iniciais de cáries e diminui a formação da placa bacteriana. Lembre-se de usar sempre um creme dental com flúor.

Alimentação
Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada. Evite a ingestão de alimentos açucarados, especialmente nos intervalos das refeições.

Visitas Regulares ao Dentista
É importante que pelo menos, duas vezes por ano seja feita uma visita ao dentista. A realização de consultas periódicas é a única forma de se detectar precocemente tanto as cáries como os problemas gengivais, numa fase em que o tratamento é indolor, mais lógico e menos dispendioso. Durante estas visitas podem ser feitas, caso necessário, uma profilaxia (limpeza nos dentes), aplicação de gel de flúor etc.


Marco | Filipe | Eduardo | Ivo | Leandra 

Sem comentários:

Enviar um comentário